quarta-feira, 3 de junho de 2015

Qual a importância dos Tokusatsus na Netflix?


Recentemente a internet foi bombardeada com o anuncio da chegada das séries de Tokusatsu no Netflix. Infelizmente como estávamos fora do ar, não postamos uma nota a respeito. Você ler tudo isso no JBox.

Netflix já é um sucesso no Brasil - Foto: Reprodução internet

Para quem não conhece sobre o serviço "Netflix", vai aqui um pequeno resumo do que é e como funciona. O Netflix é um canal online de streaming onde você paga uma taxa mensal (atualmente R$17,90) para ter acesso a uma variedade extensa de produções que vão de seriados a longa metragens. A vantagem do programa é poder assistir seu programa favorito em qualquer lugar que tenha conexão com internet: TV, computador, tablets, celulares e até videogames.

O Netflix não é o único que atua no Brasil, também temos o Crunchyroll que será abordado mais a frente.

O Netflix acabou se tornando uma "válvula de escape" para aqueles que querem comodidade na hora de assistir já que o canal não depende de horários de programação e não possui intervalos comerciais e o preço de assinatura é bem convidativo. A Sato Company está trazendo grandes nomes do Tokusatsu que passaram aqui no Brasil, são eles: Changeman, Jaspion, Flashman, Jiraiya, National Kid, Jiban, Kamen Rider Black e o inédito GARO.

Ultraman Mebius e Ultraman 80 (respectivamente) - Foto: Reprodução internet

Vale ressaltar que outro canal está fazendo algo semelhante com as séries Ultras. O Crunchyroll vem timidamente acrescentando em seu catálogo grandes séries da franquia da Tsuburaya. Ultraman Leo, Ultraman 80, Max e Mebius já estão disponíveis para serem assistidas de forma gratuita.

GARO é a grande aposta para conquistar uma nova legião de fãs - Foto: Reprodução internet

Porque é importante assistir essas séries inéditas?

Foi falado por muito tempo dentro da comunidade Tokusatsu brasileira que não chegava nenhuma série nova na televisão. Para vocês terem ideia, a última produção inédita que chegou por nossas bandas foi a série Ryukendo lá em 2009 pela Rede TV.

Com a chegada de novas plataformas de entretenimento, os Tokusatsus tiveram que migrar da televisão para serviços de streaming e não tem nada de errado nisso, muito pelo contrário.

Com as séries migrando para o Netflix as séries (sobretudo GARO pelo fato de ser mais atual) irão atingir um público mais abrangente e que não tem esse conhecimento de Tokusatsu que nós temos, pode ser o inicio do surgimento de uma nova fanbase. Por outro lado, os fãs saudosos que acompanharam Jaspion e Cia, terão a chance de conhecer o Cavaleiro Makai Dourado.

Mas o Crunchyroll não é importante?

Sim! O Crunchryroll é tão importante quanto o Netflix, mas tem uma diferença. Por ser um canal já voltado para o público que assiste produções orientais, seu alcance de massa é muito menor se comparado ao Netflix. Ou seja: Apenas quem é fã irá procurar algo por lá.

Conclusão

A chegada desse material nipônico inédito no Netflix com certeza é muito mais importante para o mercado do que ter produções nostálgicas direcionadas a um público especifico, estamos na era de difundir o conteúdo para todos. O futuro das produções japonesas no Brasil pode ir para um outro patamar caso tudo isso venha ocorrer da maneira que foi dita.

E se tudo isso for um sucesso, quem sabe outras produções inéditas não cheguem por aqui?

Um comentário:

  1. Acho que mesmo com a Netflix entrando no mercado sem uma propaganda decente ou chamar atenção para um publico novo, não adiantara nada disso.
    O publico alvo sera aqueles mesmo que veem toksuatsu de forma ilegal pelas fansubs.
    O foco e fazer algo voltado para televisão e depois que tiver um novo publico migrar para os sites de streming.

    ResponderExcluir